DesAMARra

Na Coopen, entendemos que desenvolver-se requer o desejo, a frequência e a intensidade das diferentes estimulações para alcançar determinados objetivos e, sobretudo, acreditarmos que todos somos capazes. Desde que nascemos, vamos desenvolvendo algumas habilidades importantes, que nos ajudam a buscar soluções para problemas que surgem ao longo da vida desde o nosso nascimento e, nesta fase, incluímos o período em que as crianças estão na Educação Infantil. Gradativamente, conforme as necessidades surgem e as estimulações ocorrem, as pessoas vão desenvolvendo estratégias pessoais para conquistar a autonomia em ações do cotidiano. Estratégias e ferramentas que as ajudam a conviver consigo, com os outros, com os objetos e com os diversos ambientes. Dentre as muitas aprendizagens que nos encaminham para a independência, uma delas é amarrar os cadarços. Do ponto de vista cognitivo, motor e psicopedagógico, este aprendizado pode ser plenamente consolidado por volta dos 6 anos de idade. A tarefa de amarrar cadarços, além de promover a autonomia das crianças, os ajuda na compreensão de que as conquistas, embora pareçam difíceis, são possíveis. Favorece também o entendimento de que é necessário o esforço para novos aprendizados e, que tentar, faz parte do processo de conseguir. Assim, quanto mais contato os alunos tiverem com o desafio de amarrar cadarços, mais cedo adquirirão esta habilidade. Deste modo, até o término do ano letivo, teremos, em dias planejados para cada turma, o “desAMARra”. Nesses momentos, conforme o cronograma que será enviado para casa com antecedência, nossos alunos deverão vir à Coopen usando tênis “de amarrar”, ou seja, calçados com cadarço. A princípio, exclusivamente nos dias apontados no cronograma. Não obstante, recomendamos que todos os alunos da turma não usem sandálias de fivela, com fecho de velcro ou outros, que favoreçam a colocação. Ao longo do dia, ajudaremos os alunos que ainda não têm domínio da prática de amarrar cadarços a fazerem tentativas e também será possível que os alunos que já dominam esta tarefa possam auxiliar os colegas que necessitarem de ajuda. Ressalvamos ainda a potência das crianças, bem como a nossa ciência acerca da confiança das famílias em nosso trabalho. Equipe Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Coopen Fonte: · BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. · Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /. Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. 36 p. · https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/aprendendo-a-amarrar-o-tenis/ Diretoria – 29/07/2022

Caminhada Ecologica

Que emoção nós sentimos ao ver aquele gramado sendo tomado pelas famílias COOPEN – COLÉGIO DR. ZERBINI…nos reencontrar para nossa tão esperada Caminhada Ecológica!! Diretoria – 25/06/2024