Na Coopen, entendemos que desenvolver-se requer o desejo, a frequência e a intensidade das diferentes estimulações para alcançar determinados objetivos e, sobretudo, acreditarmos que todos somos capazes.
Desde que nascemos, vamos desenvolvendo algumas habilidades importantes, que nos ajudam a buscar soluções para problemas que surgem ao longo da vida desde o nosso nascimento e, nesta fase, incluímos o período em que as crianças estão na Educação Infantil.
Gradativamente, conforme as necessidades surgem e as estimulações ocorrem, as pessoas vão desenvolvendo estratégias pessoais para conquistar a autonomia em ações do cotidiano. Estratégias e ferramentas que as ajudam a conviver consigo, com os outros, com os objetos e com os diversos ambientes.
Dentre as muitas aprendizagens que nos encaminham para a independência, uma delas é amarrar os cadarços. Do ponto de vista cognitivo, motor e psicopedagógico, este aprendizado pode ser plenamente consolidado por volta dos 6 anos de idade.
A tarefa de amarrar cadarços, além de promover a autonomia das crianças, os ajuda na compreensão de que as conquistas, embora pareçam difíceis, são possíveis. Favorece também o entendimento de que é necessário o esforço para novos aprendizados e, que tentar, faz parte do processo de conseguir. Assim, quanto mais contato os alunos tiverem com o desafio de amarrar cadarços, mais cedo adquirirão esta habilidade.
Deste modo, até o término do ano letivo, teremos, em dias planejados para cada turma, o “desAMARra”. Nesses momentos, conforme o cronograma que será enviado para casa com antecedência, nossos alunos deverão vir à Coopen usando tênis “de amarrar”, ou seja, calçados com cadarço. A princípio, exclusivamente nos dias apontados no cronograma. Não obstante, recomendamos que todos os alunos da turma não usem sandálias de fivela, com fecho de velcro ou outros, que favoreçam a colocação. Ao longo do dia, ajudaremos os alunos que ainda não têm domínio da prática de amarrar cadarços a fazerem tentativas e também será possível que os alunos que já dominam esta tarefa possam auxiliar os colegas que necessitarem de ajuda.
Ressalvamos ainda a potência das crianças, bem como a nossa ciência acerca da confiança das famílias em nosso trabalho.
Equipe Pedagógica de Educação Infantil e Ensino Fundamental Coopen
Fonte:
· BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
· Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /. Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. 36 p.
· https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/aprendendo-a-amarrar-o-tenis/
Diretoria – 29/07/2022